Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PCR começa a receber propostas - Folha de Pernambuco (Cotidiano)

    Durante os próximos 15 dias a gestão irá incorporar sugestões às diretrizes urbanísticas na revisão do Novo Recife

    CAROLINA LEÃO

    Após uma audiência pública que durou quase seis horas e por pouco não foi cancelada, a Prefeitura do Recife começa a receber, a partir de hoje, sugestões para que sejam incorporadas às diretrizes urbanísticas que vão orientar a revisão do projeto Novo Recife. Um diagnóstico urbano sobre a chamada Ilha Antônio Vaz, que congrega os bairros de São José, Santo Antônio, Cabanga e Joana Bezerra, foi apresentando ontem, no auditório da Fafire, para cerca de 500 pessoas.

    O levantamento feito pelo Instituto Pelópidas Silveira, presidido por Eveline Labanca, definiu oito premissas que irão orientar a revisão do projeto Novo Recife e ser apresentado como proposta ao Consórcio homônimo. Entre elas, estão a garantia de diversidade de usos e equipamentos públicos e privados, a promoção das condições de amenização e conforto ambiental do território em relação à cidade e o escalonamento de gabaritos das edificações, ou seja, da altura dos prédios. Tais premissas seguem o modelo dos projetos estruturadores que estão sendo desenvolvidos nos quatro bairros que integram a Ilha Antônio Vaz. São obras de restauro, requalificação, modernização e urbanização como o anexo do mercado São José, o Habitacional Sérgio Loreto e o Canal Ibirorã. (veja mais no quadro).

    O encontro de ontem foi marcado por discursos emocionados, tumulto e bate boca que quase chegaram às vias de fato. A guarda municipal precisou intervir para evitar confrontos entre moradores do Coque que lideravam correntes pró e contra o Projeto Novo Recife.

    A Prefeitura receberá as propostas urbanísticas até o dia 31 de julho através do email diretrizesantoniovaz@recife. pe.gov.br. Após essa data, o órgão terá 15 dias para analisar as sugestões e enviá-las ao projeto Novo Recife, que deve se pronunciar sobre as modificações a serem aceitas 30 dias após o recebimento das propostas. A expectativa do secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, é de que em dois meses o resultado final seja divulgado, respeitando o diálogo entre a população e o projeto Novo Recife. Não há, porém, garantias legais que as propostas entregues sejam de fato viabilizadas pelo empreendimento imobiliário, que pretende construir um complexo de torres comerciais e residenciais, de 40 andares na área do Cais José Estelita. Seria uma imposição. É um direito legal do Consórcio aceitar ou não as propostas. O papel da Prefeitura nesse caso é mediar o debate, colocou Antônio Alexandre.

    Leonardo Cisneiros, militante do Ocupe Estelita e Direitos Urbanos, afirma ser imprescindível a atuação do Conselho da Cidade e do Ministério Público, caso o projeto final apresentado esteja em dissonância com as prerrogativas defendidas pelos movimentos sociais e entidades de classe que vêm se reunindo e discutindo o assunto desde maio de 2014, quando houve a demolição parcial dos armazéns - atualmente suspensa pela PCR e embargada pelo IPHAN.

    Saiba mais

    POSICIONAMENTO-O Consórcio Novo Recife vai aguardar as proposições de mudança ao Projeto Novo Recife que venham a ser solicitadas pela Prefeitura depois da realização da Audiência Pública que ocorreu na tarde de ontem. O Consórcio mantém sua posição de estar aberto ao diálogo.

    • Publicações3897
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações148
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pcr-comeca-a-receber-propostas-folha-de-pernambuco-cotidiano/128088749

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)