Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Líderes grevistas podem ser punidos pela Justiça Militar - Folha de Pernambuco (Cotidiano)

    MARCELO MONTANINI

    Procurado para repercutir sobre as possíveis punições aos líderes grevistas, uma vez que o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) declarou a greve ilegal, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) disse, ontem, que não iria se pronunciar. No entanto, segundo a assessoria de Imprensa do MPPE, o subprocurador-geral de Justiça de Pernambuco, Fernando Barros, que está no comando do órgão interinamente, vai se pronunciar, hoje à tarde.

    Segundo o artigo 30 da Lei nº 7.170/83 (Lei de Segurança Nacional), compete à Justiça Militar processar e julgar os crimes previstos, observando as normas estabelecidas no Código de Processo Penal Militar, no que não constar na disposição desta Lei, destacada a competência originária do Supremo Tribunal Federal (STF) nos casos previstos na Constituição. A ação penal será promovida pelo Ministério Público.

    De acordo com informações apuradas pela reportagem, cabe aos ministérios públicos Federal e Estadual a investigação e, consequentemente, a punição dos líderes grevistas, visto que, depois de declarada a ilegalidade da greve, a continuidade pode, dentre outras coisas, se caracterizar como crime contra a segurança nacional ou desobediência. No primeiro caso, a pena pode ser de prisão a expulsão, dependendo da gravidade da conduta. No segundo, ocorrem, geralmente, sanções econômicas e, inclusive, o condenado pode ser obrigado, em casos mais graves, a indenizar a União pelo deslocamento das Forças Armadas até o Estado.

    A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Pernambuco (OAB-PE), o Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF-PE) e o Ministério Público Militar (MPM) também foram procurados pela reportagem da Folha de Pernambuco para se pronunciarem, mas, por medida preventiva, todos os órgãos suspenderam o expediente.

    Vale destacar que, com base na Lei de Segurança Nacional, o líder da greve da Polícia Militar baiana, vereador Marco Prisco (PSDB), foi preso a pedido do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA). Atualmente, encontra-se no presídio da Papuda, em Brasília.

    • Publicações3897
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lideres-grevistas-podem-ser-punidos-pela-justica-militar-folha-de-pernambuco-cotidiano/119744599

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)