Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AMPPE sedia debate sobre Igualdade Parental

    Encerrando uma série de atividades promovidas dentro da Semana Internacional de Conscientização da Igualdade Parental, a sede da Associação do Ministério Público de Pernambuco abrigou na manhã desta sexta-feira, 25/04, um debate sobre o tema. Com a presença de representantes do Ministério Público e das várias Instituições, o debate serviu como um momento de aprofundar as discussões e de deliberar sobre ações que contribuam para o fim dos problemas que envolvem a questão, já que, segundo números apresentados durante o evento, apenas 5% das guardas dos filhos é compartilhada, 8% ficam com o pai e 87% com a mãe, o que não garante aos filhos uma convivência adequada com as partes.

    Um dos presentes à reunião, o Desembargador Bartolomeu Bueno alertou para a importância de que se conscientize os pais das conseguências da alienação parental e que o mecanismo da guarda compartilhada deve sempre ser adotado nas decisões judiciais, com excessão apenas para os casos em que uma das partes não demonstrar interesse.

    Para a representante da OAB, Adriana Rocha, "é preciso que os Tribunais enxerguem o homem como um igual em relação ao direito do pai de exercer sua paternidade", lembrando que as estatísticas mostram que na maioria dos casos os filhos ficam com a mãe, não havendo decisões sequer pela guarda compartilhada. Para a advogada e membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), Maria Rita de Holanda, um dos principais aspectos que devem ser considerados em relação à guarda de filhos é cultural, já que historicamente cabe às mães o direito de cuidar dos filhos nos momentos de separação do casal. "Por isso a importância de que se aprofunde esse debate", pontuou.

    Coordenando as discussões, a Promotora de Justiça e Vice-presidente da AMPPE, Norma da Mota Sales Lima foi escolhida pelo grupo como Coordenadora de uma Comissão criada no final dos trabalhos. A comissão terá o papel de fazer um diagnóstico da atuação dos profissionais em relação ao problema no estado, além de elaborar uma Carta de Intenções com o propósito de otimizar a prestação jurisdicional nos conflitos de alienação parental. Deverão compor a Comissão representantes do MPPE, TJPE, OAB, IBDFAM, Desfensoria Pública, Magistratura, Juízes da Infância e Juventude e de Família, além de representações do Centro de apoio pedagógico especializado - CAPE e Terapia Familiar.

    • Publicações3897
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/amppe-sedia-debate-sobre-igualdade-parental/117572708

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)