Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Telhado verde ajuda a repensar o Recife - Jornal do Commercio (Cidades)

    PROJETO Proposta do Executivo enviada à Câmara prevê cobertura vegetal para prédios habitacionais acima de quatro andares e comerciais com mais de 400 m² de área coberta

    Representantes da Prefeitura do Recife, Ministério Público e sociedade civil discutiram ontem, na Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei nº 067/2013, de autoria do Executivo. Se aprovado, tornará obrigatória a instalação de um telhado verde (cobertura vegetal aplicada na cobertura dos prédios) em edificações habitacionais com mais de quatro andares e não-habitacionais com 400 metros quadrados de área coberta.

    A audiência pública, convocada pelo vereador Eurico Freire (PV), começou com a apresentação do projeto pelo secretário de Desenvolvimento e Planejamento Urbano do Recife, Antonio Alexandre. "Essa proposta é um esforço do poder público e da sociedade para reordenar a cidade, inspirado em novos conceitos que estão surgindo. Queremos reconfigurar a relação entre o ambiente natural e o que foi construído", explicou, lembrando que outros dois projetos do Executivo, de caráter ambiental, também estão tramitando na Câmara: o que cria o Sistema Municipal de Unidades Protegidas (Smup) e o Plano de Sustentabilidade e Enfrentamento às Mudanças Climáticas. "Repensar uma cidade e transformar aspectos consolidados não é algo que possa ser feito da noite para o dia", admitiu o secretário.

    A tarefa de detalhar o projeto coube à presidente do Instituto Pelópidas Silveira, a arquiteta Evelyne Labanca. Ela mostrou que vários países do mundo já adotam essa proposta para reduzir as ilhas de calor e melhorar o aspecto paisagístico das cidades. "O telhado verde também ajuda a diminuir os alagamentos porque as plantas absorvem parte das águas da chuva", disse, lembrando que o projeto prevê a construção de reservatórios de acúmulo ou retardo do escoamento das águas pluviais em prédios com mais de 25% da área impermeabilizada para não saturar a rede de drenagem da rua.

    Embora tenha esclarecido que as normas (depois de aprovadas) só vão valer para prédios novos, Evelyne Labanca revelou que o Plano de Enfrentamento às Mudanças Climáticas prevê incentivos para quem adotar práticas benéficas ao meio ambiente. "Só falta definir que incentivos serão esses."

    O primeiro exemplo de edificação com telhado verde no Recife será o Empresarial Charles Darwin, edifício de 35 andares em construção na Ilha do Leite, área central. O edifício-garagem de oito andares terá uma cobertura vegetal de 2,8 mil metros quadrados e reservatório para captar água da chuva e usá-la para alimentar o sistema de ar-condicionado.

    "Incluir esses itens encarece o empreendimento, mas o prédio fica muito melhor e ganha em economia com energia elétrica", informa engenheiro e consultor da Construtora Rio Ave Leonardo Palácio, que também participou da audiência.

    Dados apresentados durante o encontro mostram que um prédio com telhado verde pode ter uma temperatura até seis graus mais baixa que no entorno. "O projeto do empresarial foi aprovado sem o telhado verde, mas optamos por fazer para valorizar o produto", complementa Leonardo.

    TRAMITAÇÃO

    O PL 067/2013 aguarda parecer das Comissões de Legislação e Justiça, Obras e Planejamento Urbano, Meio Ambiente, Finanças e Orçamento. Apesar disso, o vereador Eurico Freire acredita que ele irá à votação em plenário na primeira quinzena de abril.

    • Publicações3897
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações301
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/telhado-verde-ajuda-a-repensar-o-recife-jornal-do-commercio-cidades/114664546

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)