Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Maracatus de Nazaré da Mata proibidos de virar a madrugada - Folha de Pernambuco (Cotidiano)

    POLÊMICA na Mata Norte: o Ministério Público estabeleceu que as agremiações só poderão brincar até as 2h

    PRISCILLA COSTA

    As tradicionais apresentações de Maracatus de Baque Solto e Baque Virado de Nazaré da Mata, na Mata Norte do Estado, poderão ter seus horários ajustados. Após reclamações de moradores com relação ao barulho, o Ministério Público do município decidiu realizar uma reunião, hoje, às 14h, com os presidentes dessas organizações para discutir o assunto. A medida visa proibir os grupos de realizarem suas festas até o amanhecer do dia, prática que é cultural e tradicional das agremiações desde o seu surgimento. Ao todo, 23 maracatus vão participar do encontro. A reunião será realizada no Colégio de Aplicação Professor Chaves, no próprio município, onde representantes do 2º Batalhão Militar também estarão presentes.

    De acordo com informações da assessoria, a promotora Maria José Mendonça de Holanda, que estará à frente da discussão, irá definir em quais horários e locais deverão ser realizados os ensaios e celebrações. Além disso, um termo de ajuste de conduta será assinado para o início e término das sambadas de grupos de maracatu na cidade, que não poderão ultrapassar as 2h da manhã.

    A medida, no entanto, gerou indignação entre os brincantes, mestres, cantadores e do povo, que acompanha a celebração dos maracatus, realizada no município há 96 anos, e que é considerada a alma de Nazaré da Mata. Estão querendo acabar coma nossa tradição. O Maracatu sempre brincou até amanhecer o dia, ressaltou um dos participantes do Maracatu Cambinda Brasileira, um dos mais antigos do País.

    Nascido e criado em Nazaré da Mata, o funcionário público José Antônio de Lima, 54 anos, contou que acompanha o colorido dos maracatus desde criança. Para ele, a redução do horário se deve à falta de compromisso por parte do policiamento da região. Nunca houve crime, nem confusões, mas a polícia mente sobre essa questão para que a festa não se estenda até altas horas e eles não terem que dar cobertura, apontou.

    O também morador, Santiago Araújo, 33 anos, também se mostrou contra a postura do Ministério Público do município. Está na cara que não houve reclamação de nenhum morador. A festa acontece no engenho, longe da cidade, o que não perturba ninguém. Muito pelo contrário: todo mundo sai das suas casas para apreciar a festividade, disse.

    Entre as entidades que deverão participar do encontro, está o presidente da Associação dos Maracatus de Pernambuco, Manoel Salustiano. Ele chamou atenção para a existência do Baque Solto, que, em dezembro deste ano, completa 100 anos. Não entendo o motivo de, só agora, o Poder Público querer pôr em questão uma tradição que vem há décadas e carrega multidões, questionou. Estaremos lá representando a categoria, até porque, a Associação é formada por 80% de grupos de maracatu que vêm da Mata Norte do Estado, complementou ele, que é filho do rabequeiro pernambucano Manoel Salustiano Soares, o saudoso mestre Salu, venerado como uma das maiores personalidades da cultura popular do Estado.

    (conteúdo vinculado)

    Siba solta o verbo contra restrições

    ARTISTA diz que proibição é um estupro cultural e um desrespeito

    O cantor e compositor Siba, divulgou, ontem, em sua página no Facebook, uma carta de repúdio à ação da Polícia Militar. Segundo o texto divulgado pelo artista, a atitude se caracteriza como um estupro cultural e pode fazer o tradicional maracatu pernambucano virar apenas um folclore.

    Ainda conforme o artista, vários grupos de maracatu têm sido impedidos de realizar suas atividades até o raiar do dia. O fato é considerado, por ele, como um desrespeito às tradições dos moradores de Nazaré. Precisa-se de uma noite inteira, mas não se trata de quantidade de tempo, e sim da possibilidade de suspensão do tempo. Fazer o tempo parar: as pessoas que realizam o trabalho braçal mais pesado só sabem se divertir também levando seu corpo ao limite na dança, no canto e no malabarismo mental da rima, disse Siba no comunicado, que já recebeu, até o momento, mais de 1.600 compartilhamentos entre os internautas.

    Saiba mais

    CAMBINDA BRASILEIRA - A reunião acontece dias depois de uma interdição da PM na festa de um dos mais tradicionais e antigos Maracatus rurais do estado de Pernambuco, o Cambinda Brasileira. Segundo os moradores de Nazaré, no último sábado, Policiais Militares do 2º Batalhão proibiram que a celebração dos 96 anos do Maracatu se estendesse depois das 2h da manhã.

    RECIFE - Este ano, o Carnaval do Recife, também acaba mais cedo. O tradicional arrastão do frevo, sempre nas primeiras horas da quarta-feira de cinzas, está marcado para as 3h. No ano passado, começou às 5h.

    • Publicações3897
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações181
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/maracatus-de-nazare-da-mata-proibidos-de-virar-a-madrugada-folha-de-pernambuco-cotidiano/112678276

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)