Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Idosos de 60 anos já andam de graça - Diário de Pernambuco (Vida Urbana)

    Lei que reduz idade para gratuidade nos ônibus no Recife começou a valer

    Agora é lei e deve ser cumprida. A gratuidade da passagem de ônibus para pessoas acima de 60 anos está valendo no Recife depois da publicação da Lei 17.834 no Diário Oficial do município, sancionada pelo prefeito João da Costa. Antes, apenas pessoas com mais de 65 anos tinham esse direito. Segundo a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, a lei é auto-exequível e não precisa de regulamentação para começar a valer. A determinação, no entanto, ainda deve render muita discussão. Isso porque, tanto o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), quanto o Consórcio Metropolitano Grande Recife alegam que a lei é inconstitucional e que seria necessário um decreto por parte do município para regulamentá-la. O impasse está no fato de que a lei não prevê de onde vem o recurso para viabilizar a gratuidade, como está definido nas constituições Federal e estadual.

    Impasse formado, a situação somente poderá ser resolvida na Justiça. Isso significa que qualquer pessoa acima de 60 anos pode circular, como previsto em lei, nos coletivos do Recife. Para isso, basta que apresente um documento de identificação com foto. Nas ruas, apesar das pessoas idosas comemorarem a decisão, motoristas de ônibus não receberam orientação. A empresa não nos avisou nada. Se alguém com 60 anos subir, o que não posso é pedir para descer, disse Antônio Luiz Siqueira.

    Qualquer pessoa com mais de 60 anos que se sentir lesada em seu direito de ir e vir gratuitamente nos ônibus do Recife deve procurar os Procons da capital ou procurar diretamente a Justiça.

    Na contramão da decisão, Fernando Bandeira, do Urbana-PE, afirmou que a lei precisa ser regulamentada. Não estou sabendo dessa publicação. De toda forma, vamos acionar a Justiça para derrubar a decisão, caso nenhum outro órgão faça isso. O presidente do sindicato diz que a ampliação da gratuidade no transporte coletivo hoje vai incidir diretamente no aumento de passagem. O reajuste da tarifa deve ser discutido no início do ano.

    Através da assessoria de imprensa, o Grande Recife também afirmou que a lei deve ter a fonte de recursos para garantir a gratuidade e que por isso necessitaria de um decreto regulamentando-a. A lei foi sugestão do vereador Múcio Magalhães (PT) e chegou a ser vetada anteriormente na prefeitura. Depois de voltar à Câmara de Vereadores, o veto foi derrubado e mais uma vez chegou à mesa do prefeito João da Costa. A decisão final foi publicada no Diário Oficial do Município e a lei foi validada. Múcio Magalhães justifica que o Estatuto do Idoso considera como tal a pessoa com mais de 60 anos e por isso esse direito deve ser estendido.

    Entrevista >> Delmiro Campos, procurador do município

    Só o Judiciário pode suspender a lei

    Por que a lei é autoexequível e não precisa de regulamentação?

    O projeto veio da Câmara de Vereadores para análise do prefeito e, após parecer jurídico, o prefeito não quis sancionar a lei, por alegar vício de inconstitucionalidade. No entanto, a câmara derrubou o veto e o prefeito, por imposição legal, a sancionou. Além disso, o documento expressa que a decisão vale a partir da data da sua publicação, o que aconteceu através do Diário Oficial do Município no último dia 10.

    Mas e a questão da inconstitucionalidade?

    Do ponto de vista legislativo, a lei está perfeita. Depois da derrubada do veto na Câmara de Vereadores, não havia outra saída, senão a promulgação por parte do prefeito.

    O impasse, agora, somente pode ser resolvido na Justiça?

    Exatamente. Só o Judiciário pode suspender a lei. As empresas devem estar se preparando para derrubar a lei, alegando inconstitucionalidade. Mas até isso acontecer as pessoas com mais de 60 anos podem usar qualquer documento de identificação com foto e usar gratuitamente os ônibus. Não precisam da carteira do idoso.

    • Publicações3897
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32094
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/idosos-de-60-anos-ja-andam-de-graca-diario-de-pernambuco-vida-urbana/100193002

    Informações relacionadas

    Direitos dos idosos têm que valer - Diário de Pernambuco (Vida Urbana)

    60 anos e ônibus gratuito em Olinda - Diário de Pernambuco (Vida Urbana)

    Lucas Wlassak, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Idoso. Direitos Adquiridos ao completar mais de 60 anos

    Gratuidade para idosos é discutida - Folha de Pernambuco (Grande Recife)

    Rafael Mascarenhas, Advogado
    Modeloshá 5 anos

    [Modelo] Petição Julgamento Antecipado do Mérito - Art.355 inc.I e Art.356, inc. II do NCPC

    20 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    deveria ser divulgada essa lei, e avisada a todas empresas de ônibus que e´lei, e que basta só apresentar a carteira de identidade, e´melhor fazer uma carteira exclusiva pra os idosos de 60 anos descriminados e constrangidos, afinal amaioria ja´saõ aposentados com essa idade e o salário naõ dar pra gastar com transporte,bjs continuar lendo

    Eu tenho 60 anos e nove meses eu tenho direito a gratuidade do ônibus no Recife e região metropolitana do Recife esse esse essa lei 17834 tá valendo no Recife e região metropolitana do Recife sobre gratuidade do das pessoas a partir de 60 anos continuar lendo

    A respeito da gratuidade, nos ônibus em Recife é um pena que os empresários deixem de orientar os seus profissionais a respeito dess,e caso , e ainda em alguns casos existe o constrangimento naquele momento. Afinal, 60 anos são 60 anos em qualquer lugar não é mesmo ?. Então porque a política em que um estado ou prefeitura aceita e outros não ?. Já basta o inss que só reconhece a aposentadoria a partir dos 65 anos. Abraços.! continuar lendo

    Tenho 63 anos, mais as vezes o motorista manda descer ou obriga a pagar a passagem . Como proceder? continuar lendo